Como ler o pneu

Para facilitar, usaremos como exemplo o pneu 175/70 R13 Dunlop EC-201.Todas as informações estão na banda lateral(também chamada de seção) do pneu.

175 - É a largura em Milimetros(mm).

70 - É a relação entre a altura e a largura do pneu (também conhecido como perfil).

R - Ao contrario do que muitos pensam, esse R não é a inicial de raio(do pneu), mas indica que ele é radial.

13 - É a medida do Aro em Polegadas.

Geralmente, após estas medidas, encontra-se o indice de carga, dado por um número(que no caso é 82, ou seja, ele suporta até 475kg).E em seguida o código de velocidade, dado por uma letra(que no caso é T, ou seja, a velocidade máxima é de 190).

As tabelas seguem abaixo:

 Código    Kg   Código    Kg   Código    Kg   Código    Kg   Código    Kg   Código    Kg 
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
250
257
265
272
280
290
300
307
315
325
335
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
345
355
365
375
387
400
412
425
437
450
462
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
475
487
500
515
530
545
560
580
600
615
630
93
94
95
96
97
98
99
100
101
102
103
650
670
690
710
730
750
775
800
825
850
875
104
105
106
107
108
109
110
111
112
113
114
900
925
950
975
1.000
1.030
1.060
1.090
1.120
1.150
1.180
115
116
117
118
119
120
121
122
123
124
125
1,215
1.250
1.285
1.320
1.360
1.400
1.450
1.500
1.550
1.600
1.650


 Código    km/h   Código   km/h 
A1
A2
A3
A4
A5
A6
A7
A8
B
C
D
E
F
G
J
K
5
10
15
20
25
30
35
40
50
60
65
70
80
90
100
110
L
M
N
P
Q
R
S
T
U
H
V
Z
W
(W)
Y
(Y)
120
130
140
150
160
170
180
190
200
210
240
mais de 240
270
mais de 270
300
mais de 300


Em seguida encontra-se o DOT(Departament of Transportation), estes são os códigos da fábrica, o tipo de pneu e a data da fabricação(que é dada por uma sequência de quatro números, os dois primeiros a semana, e os outros dois os ano(SS/AA). Pneus têm validade de 5 anos, após o vencimento, a borracha não mais suportará o calor intercalado com frio(no inverno, ou no caso de chuva), esfarelando, ou deformando, no entanto, eles ainda servem como estepe(para rodar curtas distâncias).

Por último vem informações complementares sobre a carga e calibragem(o limite máximo de calibragem que não deve ser excedido).

O TWI(Tread Wear Indicator), ou indicador de desgaste da banda, são pequenos sinais de borracha entre o friso que indicam a hora da troca dos pneus(vale resaltar que é um dos primeiros items que eles avaliam em vistoria).

Três informações importantes também contidas no pneu são: Treadwear, Traction e Temperature. Treadwear é quanto o seu pneu irá render. Vale lembrar que esse número é baseado em testes realizados em pistas de testes do governo. No entanto ao dirigir sua velocidade não é estável, e o tipo de pista difere com as pistas do governo, logo, esse número não será exato. Mas você pode ter certeza que quanto maior o número do Treadwear, mais o seu pneu renderá. Traction é o comportamento do pneu na chuva, e sua capacidade de frenagem em solo molhado, ao contrário do que muitos pensam isto não influencia no comportamento do pneu em curvas(os códigos são, do mais forte ao mais fraco AA, A, B e C). Temperature é a capacidade do pneu de dicipar calor e como ele lida com o acúmulo do calor. O índice só se aplica a pneus inflados corretamente de acordo com o valor de pressão escrito no manual do carro. A inflação incorreta, excesso de velocidade ou excesso de peso, fará com que o pneu esquente mais depressa, causando seu desgaste prematuro e, possivelmente fazendo com que ele falhe. (os códigos são, do mais forte ao mais fraco A, B e C).

A maioria dos pneus de passeio e camionete/picape no mercado hoje se agrupa em três tipos de banda de rodagem:assimétrico, direcional e simétrico. Sendo que a pouco tempo atrás só existia um tipo, o simétrico. Entenda abaixo a diferença entre elas.

Assimétrico

Modelo mais recente na indústria de pneu. O jeito mais fácil de identificar um pneu assimétrico é olhando na parede do pneu e procurando as palavras: outside/inside, exterior/interior ou extérieur/intérieur, ou algo parecido que indica algum lado específico de montagem.

Outra maneira de identificar, mas não sempre fácil é olhando na banda de rodagem. O desenho de um pneu assimétrico não é igual, se traçarmos uma linha imaginária no meio da banda de rodagem, um lado será diferente do outro.

A razão pela qual há um lado especifico, é que porque a borda que fica para fora é mais reforçada que a de dentro, desse jeito o pneu consegue fazer curvas melhor e sustentar mais o peso e força do veículo. Por essa razão a maioria dos veículos com perfil mais esportivo novos vem equipados de fábrica com pneus assimétricos. O desenho do pneu também faz um excelente trabalho em dispersar água e calor.

Vantagens

  • Pista molhada: Bom em superfície molhada.
  • Dirigibilidade: Excelente desempenho, especialmente nas curvas.
  • Barulho: Baixa emissão de ruído.

Desvantagens:

  • Preço: Por ser tecnologia mais nova, ainda é um pouco mais caro, porém o preço esta diminuindo a medida que se torna mais popular.
  • Rodízio: Só uma opção de rodízio.

Direcional

Não tão recente no mercado, este pneu pode ser identificado mais facilmente. Se você olhar na banda de rodagem você vai notar que o desenho aponta em uma direção e se você dividir o pneu no meio, ambos os lados são iguais (simétrico). Outro jeito é olhando na parede do pneu e procurado uma flecha ou algum símbolo que indica direção, tem vários tipos de símbolos, e sempre é bem fácil perceber a direção em qual o pneu tem que rodar. O mesmo tem que rodar nesta direção, caso contrário perde suas vantagens. Antes do advento do pneu assimétrico, a maioria dos veículos esportivos vinha original de fabrica com pneu direcional.

Vantagens:

  • Pista molhada: Excelente em superfície molhada (melhor dos três tipos).
  • Desempenho: Excelente desempenho tanto em superfície seca como em molhada.

Desvantagens:

  • Preço: Geralmente mais caro que o pneu simétrico, porem mais em conta que o pneu assimétrico.
  • Barulho: Geralmente faz mais barulho que pneu assimétrico e simétrico.
  • No Mercado: Geralmente só fabricado para medidas esportivas (perfil baixo).
  • Rodízio: Rodízio fica limitado, mesmo que pneu assimétrico.

Simétrico

O desenho mais tradicional, antigo e popular. Ele representa a maioria dos pneus no mercado. De fácil identificação, o desenho da banda de rodagem é todo igual, não tem palavras na parede indicando lado especifico ou direção específica. Outra maneira, mas que não sempre se aplica é imaginar uma linha no meio da banda de rodagem e se ambos os lados são iguais ao inverter, é um pneu simétrico.

Vantagens:

  • Ruído: Baixo ruído, porem isso depende da marca e do modelo.
  • Rodízio: Várias maneiras de fazer rodízio.
  • Durabilidade: Geralmente, mas não sempre o caso, pneu simétrico rende mais.
  • Preço: Dos três tipos de pneus apresentados, o simétrico é o mais barato.

Desvantagens:

  • Tecnologia: Considerado tecnologia antiga.
  • Desempenho: Baixo desempenho em superfície seca, baixa performance especialmente em superfície molhada.