Tipos de Pneus

Pneus Run Flat

Traduzindo literalmente para o português, "Run Flat" significa: Correr Plano/Murcho. Ou seja, este pneu é feito para rodar mesmo depois de furar sem causar danos a sua roda. Quando um pneu convencional fura, todo o ar escapa fazendo com que a roda do carro 
entre em contato com a pista, e isto é fatal para a roda, fazendo com que ela amasse, risque e no
 pior dos casos não possa ser utilizada novamente. No entanto isso não quer dizer que você poderá rodar para sempre com ele furado, os pneus Run Flat são designados para rodar por no máximo 80 km, a uma velocidade de 80km/h, ou seja, sem que você precise interromper uma viagem ou ser forçado a parar em um local de risco. Isso se dá porque os Run Flat tem paredes reforçadas, sendo assim, uma vêz que a parede murchar até o 
ponto de a roda passar por cima da parede rasgando ela, as paredes do pneu Run Flat mantêm 
uma altura da pista de maneira que a roda não toca a pista. O Run Flat também é desenhado 
para ficar na roda até depois de furar, não como o pneu comum que pode sair da roda depois
 de furar.

Vale lembrar que os pneus Run Flat não vem em todas as medidas, apenas em medidas mais esportivas. Isto é um pouco relativo mas os pneus Run Flat podém render um pouco menos em quilômetros (apesar da tecnologia Run Flat estar sendo aperfeiçoada a cada dia) e podem custar quase o dobro de um pneu convencional, apesar de algumas montadoras de carros já estarem lançando veiculos com pneus Run Flat de fábrica, ainda pode ser difícil de encontra-los no nosso mercado.

O pneu Run Flat segue um procedimento diferente de montagem que o pneu comum e não é recomendável trocar em qualquer local onde não trabalhem com Run Flats. Se o pneu não for
 instalado corretamente pode inutilizar o pneu e custar a vida de um pneu caro. O custo de se trocar um pneu Run Flat é mais elevado devido este pneu ser mais difícil de trocar, demora mais tempo e somente locais 
específicos realizam a troca. A Ita Friburgo Pneus realiza troca de pneus Run Flat.

Pneus para carro blindado

Um item muito interessante na blindagem de um automóvel é o pneu. É comum os pneus sofrerem disparos de arma de fogo a fim de imobilizar o veículo após descobrirem que o mesmo é blindado.

Os pneus totalmente blindados, que suportam tiros dos mais variados calibres, são mais comumente utilizados em veículos militares, porém nos últimos anos a blindagem de pneus vem sendo bastante utilizado em carros comuns.

Os processos de blindagem de pneus utilizados nos automóveis são mais simples, mas bastante eficazes para a realidade dos grandes centros. Um dos métodos consiste basicamente na colocação de uma cinta de aço no interior do pneu, prendendo o pneu à roda e retardando o esvaziamento. Outro método é o trilho de nylon, que é uma solução mais leve, e que depois do pneu esvaziado, não deixa a roda encostar no chão.

Nos dois métodos de blindagem de pneus o automóvel é capaz de circular, mesmo com todos os pneus murchos, numa velocidade razoável, por aproximadamente vinte quilômetros. A Ita Friburgo Pneus realiza a montagen de pneus para carros blindados.

Pneus que ajudam a diminuir o consumo de combustivel

Pneus com baixa resistência ao rolamento estão agora disponíveis para a maioria dos veículos de passageiros. Resistência ao rolamento é a capacidade que um pneu tem de resistir ao seu movimento natural de “girar”. Pneus com baixa resistência ao rolamento usam novos materiais que minimizam a quantidade de energia, sob a forma de gasolina, necessária para movimentar o carro.

 Os pneus de baixo consumo de combustível podem custar um pouco mais do que os pneus-padrão, mas eles podem reduzir a quantidade de combustível necessária em algo em torno de 6%. Em um ano, a economia que você fará no combustível compensará o valor que você gastou com o pneu.

 O Conselho Nacional de Pesquisas dos Estados Unidos reportou que uma redução de 10% na resistência ao rolamento aumenta a economia de combustível em torno de 1,5%, mesmo quando se está dirigindo na cidade. Já para dirigir em estradas, esses mesmos 10% de redução na resistência ao rolamento significam 2,1% de economia de combustível.

 Todas as grandes fabricantes de pneus, como a Michelin, Bridgestone e Goodyear, oferecem atualmente pneus com baixa resistência ao rolamento. Disponibilizar esses pneus aos consumidores significa que todos nós podemos chegar perto da economia de combustível. A Ita Friburgo Pneus possui uma váriedade de pneus que ajudam na economia de combustivel.

Pneus Remold(Ecológico)

Remoldagem é um processo de reciclagem de pneus, que transforma pneus já rodados em novos, aproveitando carcaças que seriam descartadas. 

 Um dos processos utilizados é o Camel Back, que é uma manta de borracha especialmente formulada para cobrir a estrutura do pneu.  O processo de remoldagem, torna o pneu receptivo a uma nova camada de borracha através de um processo químico denominado vulcanização. Este processo de vulcanização une a camada antiga e a nova, tornando-as  uma só, depois é feito um tratamento na banda de rodagem e nas laterais da estrutura do pneu,
criando assim, um novo pneu.A Ita Friburgo Pneus não vende pneus remoldados.

Pneus Recalchutados

Recalchutagem é o nome dado ao processo em que se aumenta a vida útil de um pneu reconstituindo sua banda de rodagem, aplicando-lhe uma nova camada de borracha. A diferença entre recalchutagem e remoldagem é que no primeiro apenas se coloca uma nova banda de rodagem, enquanto no segundo a carcaça sofre modificações mais profundas. A Ita Friburgo Pneus não vende pneus recalchutados.